terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

O ABC das Manchas.

Quem nunca se irritou com mancha de vinho tinto sobre a toalha de mesa nova ou mancha de gordura na camisa? Mas esses incidentes podem ser facilmente sanados. Os produtos caseiros que removem restos de cola ou de cera de vela podem ser fabricados com ingredientes bem simples.
1 - Manchas de cerveja podem ser facilmente removidas com uma solução de sabão bem diluída com um pouco de amônia. Em seguida, lave com água pura.

2 - Manchas de sangue em roupas devem ser lavadas imediatamente com água fria – jamais com água quente, pois as proteínas se espalham ainda mais e grudam nas fibras do tecido. Para remover manchas mais difíceis, deixe a roupa de molho em água fria com sal. No caso de manchas já secas, o mesmo procedimento pode ser seguido, adicionando-se porém sabão neutro, água com sal ou água sanitária, se o tecido for branco. Materiais mais delicados respondem bem a uma mistura de água com fécula de batata ou amido: espalhe a pasta sobre a mancha, deixe agir, remova o grosso e lave bem com água pura.

3 - Manchas de queimado em tecidos laváveis podem ser limpas com água fria. Em seguida, salpique-as com sal e deixe secar no sol. Se não funcionar, deixe o tecido de molho em uma solução de bórax (use luvas), esfregue a mancha com cuidado e lave bem. Tecidos delicados com manchas de queimado devem ser tratados cuidadosamente com vinagre diluído.

4 - Para remover manchas de gordura, polvilhe-as imediatamente com amido de milho, pois ele absorve a gordura. Depois basta escovar o tecido e remover o amido. Dependendo do material, você pode também remover as manchas de gordura esfregando o tecido com água quente. Acrescente um pouco de detergente de roupas para que a gordura se dissolva. Manchas de gordura antigas podem sair com o uso de uma solução de água sanitária quente  (apenas no caso de tecidos brancos). Caso o tecido seja mais delicado, ponha um papel que absorva gordura sobre a mancha e passe o outro lado do tecido a ferro: cubra os dois lados do tecido com papel toalha e passe à temperatura adequada. Para melhor tirar manchas em tecidos de algodão, lave-os com água mineral e esfregue a mancha com uma toalha felpuda.
5 - Manchas frescas de grama podem sair esfregando sabão neutro. Experimente também amônia ou um pouco de álcool, mas a delicadeza do tecido deve ser testada antes em alguma parte pouco visível. Em alguns casos também ajuda colocar a metade de uma batata sobre a mancha, pois o amido a absorve. Em seguida, ponha a roupa na máquina de lavar, como de costume. Passe uma mistura de clara de ovo e glicerina (1 para 1) sobre manchas de grama mais antigas em roupas brancas. Lave em seguida.
6 - Manchas de café na toalha de mesa ou em roupas podem sair se forem lavadas imediatamente em água fria salgada. No caso de manchas antigas, passe glicerina sobre elas e lave em seguida. Tapetes e estofados não devem ser lavados.
7 - Manchas secas de chocolate podem ser removidas com leite morno. Lave depois com sabão em pó com enzimas.
8 - É fácil retirar manchas de chiclete de roupas: ponha a roupa no congelador ou freezer envolvida em um plástico. O chiclete congelado sairá facilmente da roupa.
9 - Manchas de cola devem ser removidas imediatamente. Como os produtos removedores costumam ser muito agressivos – sobretudo em fibras sintéticas –, recomenda-se fazer um teste em áreas não visíveis do tecido. Manchas claras de cola reagem bem a água-de-colônia ou removedor de esmalte sem óleo.
10 - Manchas de leite podem ser lavadas com água fria e em seguida com o resto das roupas na máquina. No caso de tecidos não laváveis, passe água fria, em seguida amônia e por último dê umas batidinhas com água morna.
11 - Manchas de frutas podem ser removidas mais facilmente quando ainda frescas. Estique a roupa manchada sobre uma bacia e despeje vagarosamente água fervente por cima. Como alternativa, você pode pôr a roupa manchada de molho em leite desnatado e lavar em seguida como de costume. Esse tipo de mancha também pode ser removido com algumas gotas de suco de limão. Deixe agir por 30 minutos e lave. Se não funcionar, experimente com uma solução de sal amoníaco (2 colheres [sopa] de amônia em 1 litro de água) ou de glicerina (mesma proporção de água e glicerina). O sal amoníaco pode ser encontrado em farmácias, casas de produtos para panificação e culinária e alguns supermercados.
12 - No caso de manchas de vinho tinto antigas, use suco de limão, solução de sal amoníaco ou glicerina e lave.
13 - Manchas de suor saem com vinagre e água (2 colheres [sopa] de vinagre em 3 colheres [sopa] de água) ou com uma solução de sal amoníaco.
14 - No caso de manchas de chá, lave a roupa imediatamente com água morna. Em seguida, ponha-a de molho em uma solução de água sanitária (se o tecido for branco) ou trate com bórax. Se assim preferir, estique a área manchada sobre uma bacia, salpique um pouco de bórax e despeje água quente por cima.
15 - Manchas de cera podem ser primeiramente raspadas. Em seguida, ponha uma folha de papel-toalha em ambos os lados da mancha e passe a ferro até que ele absorva o resto da mancha. Se necessário, troque as folhas de papel. Caso a cera seja colorida, passe álcool no fim. 


Fonte: Yahoo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário